domingo, 11 de outubro de 2015

Reforma Protestante - Questões dissertativas

1. (UNICAMP 2009) A base da teologia de Martinho Lutero reside na idéia da completa indignidade do homem, cujas vontades estão sempre escravizadas ao pecado. A vontade de Deus permanece sempre eterna e insondável e o homem jamais pode esperar salvar-se por seus próprios esforços. Para Lutero, alguns homens estão predestinados à salvação e outros à condenação eterna. O essencial de sua doutrina é que a salvação se dá pela fé na justiça, graça e misericórdia divinas. (Adaptado de Quentin Skinner, As fundações do pensamento político moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 288-290.)

a) Segundo o texto, quais eram as idéias de Lutero sobre a salvação?

b) Quais foram as reações da Igreja Católica à Reforma Protestante?


Respostas:

a) Segundo o texto, para Lutero, o homem não pode salvar-se por seus próprios esforços, mas pela fé na justiça divina. Lutero acreditava também na predestinação, isto é, alguns homens estariam predestinados à salvação e outros à condenação eterna.

b) Podemos citar vários aspectos de Contra-Reforma, tais como:

· Fundação de ordens religiosas como a Companhia de Jesuítas;

· Criação de seminários;

· Criação de índices dos livros proibidos;

· Reativação da inquisição;

· Expansão da fé cristã com Grandes Navegações em Terras Novas (Américas).




2. (UNICAMP 2007) Podemos ver nas heresias dos séculos XII e XIII uma tentativa de apontar os erros e os desvios da Igreja, como sua intervenção no poder secular à custa de sua missão espiritual. A natureza da sociedade feudal cristã conduzia à visão da heresia como quebra da ordem divina e social. A heresia era uma falta grave, equivalente, no plano religioso, à quebra de um juramento entre um vassalo e seu senhor, de tal modo que infidelidade religiosa e social se confundem. (Adaptado de Nachman Falbel, Heresias medievais. São Paulo: Perspectiva, 1977, p. 13-15.)

a) Identifique no texto duas características das heresias dos séculos XII e XIII.

b) Como a Igreja reprimia as heresias na Idade Média?

c) Como as reformas religiosas do século XVI contestaram a autoridade da Igreja?


Respostas:

a) Segundo o texto, pode-se dizer que as heresias podem ser caracterizadas como uma tentativa de apontar os erros e desvio da Igreja e como uma quebra da ordem divina e social.

b) A Igreja reprimia as heresias na Idade Média através do Tribunal da Inqisição, onde os subversivos eram julgados e condenados.

c) As reformas do século XVI contestaram a autoridade da Igreja, baseando-se no fato de haver a venda de indulgências (venda do perdão) e de cargos eclesiásticos, defendiam a livre interpretação da Bíblia e condenavam a usura (enriquecimento ilícito).




3. (Fuvest 2009) A Reforma religiosa do século XVI provocou na Europa mudanças históricas significativas em várias esferas. Indique transformações decorrentes da Reforma nos âmbitos

a) político e religioso;
b) sócio-econômico.

Respostas:

a) No âmbito político, favoreceu o fortalecimento da autoridade real em decorrência do enfraquecimento da Igreja Católica e ocorreram violentos conflitos religiosos envolvendo católicos e protestantes que influenciaram eventos como a migração de puritanos para as Treze Colônias Inglesas e a fundação da França Antártica no Brasil por huguenotes.

No âmbito religioso, promoveu o segundo grande cisma no interior da Cristandade devido o advento do protestantismo.

b) No âmbito socioeconômico, o calvinismo, através da Teoria da Predestinação, ao estabelecer a salvação condicionada à acumulação material, contribuiu para ajustar a moral cristã ao capitalismo nascente. O calvinismo foi rapidamente incorporado pela burguesia por justificar moralmente a acumulação primitiva de capital.




4. (UFES 2006) "A Reforma protestante do século XVI teve um duplo caráter de revolução social e revolução religiosa. As classes populares não se sublevaram somente contra a corrupção do dogma e os abusos do clero. Também o fizeram contra a miséria e a injustiça. Na Bíblia, não buscaram unicamente a doutrina da salvação pela fé, mas também a prova da igualdade original de todos os homens".

(HAUSE, H. apud MARQUES, A. et al. "História moderna através de textos". São Paulo: Contexto, 2001, p. 107.)

A Reforma protestante foi desencadeada por fatores sociais, políticos e religiosos difíceis de separar na História Moderna do século XVI. Com base no texto anterior, identifique e explique dois princípios doutrinários dessa Reforma que respondiam aos anseios sociais e religiosos do povo europeu da época.



Resposta:

- Doutrina da "Salvação pela fé, e não pelas obras";

- Doutrina do "Livre Exame".

A doutrina reformista da "salvação pela fé e não pelas obras" se opunha à doutrina tradicional da "salvação pela compra de indulgências" e consequente perdão papal. A salvação pela fé e não pelas "doações" à Igreja ou compra de cartas de indulgência oferece ao povo o canal religioso para a salvação individual por meio da contrição e penitência e para a contestação à instituição católica e sua autoridade feudal.

A doutrina reformista do "livre exame" condena o latim, de acesso restrito ao clero e aos homens ilustrados, e proclama o alemão, de acesso popular, como a língua oficial a ser usada nos ritos religiosos e nas Sagradas Escrituras. A tradução da Bíblia do latim para o alemão por Lutero oferece ao povo comum o acesso às Sagradas Escrituras e estabelece que a Verdade só poderia ser encontrada na palavra de Deus e não na palavra do Papa. Com a doutrina do "livre exame", difunde-se o princípio da igualdade entre os homens diante de Deus, propiciando a todos os cristãos o direito à busca individual da salvação, bastando a prática da contrição, da simplicidade e a fé. O "livre exame" faz emergir um novo princípio religioso, o do individualismo cristão.

Essas doutrinas protestantes, entre outras, fundamentam a Reforma e favorecem a revolução social e política em curso na Europa. No princípio do individualismo cristão defendido pelos reformistas, pobres, nobres e burgueses encontram o apoio moral necessário à libertação social, política e econômica da Igreja, principal representante do poder e da ordem feudais.

Uma vez que na Idade Média religião e sociedade se confundiam, a Reforma contribuiu para a deflagração da "revolução burguesa" na Europa, deixando o caminho aberto em direção à autonomia política dos Estados com relação a Roma, à liberdade social e a um novo tipo de riqueza: não mais a terra e o domínio territorial, mas o comércio e o dinheiro.





5. (Unicamp 1997) No dia 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero, professor de teologia da Universidade de Wittemberg, afixou na porta de uma igreja daquela cidade um documento em que eram expostas noventa e cinco teses. (Baseado em Elton, G.R., "Historia de Europa", México, Siglo Veintiuno, 1974, p.2.)

a) Que processo histórico o gesto de Lutero inaugurou?

b) Cite duas práticas adotadas pela igreja católica condenadas por Lutero.

c) Por que se considera que esse processo histórico acabou facilitando o desenvolvimento do capitalismo?


Respostas:

a) Reforma Protestante.

b) A prática da venda das Indulgências e a infalibilidade papal.

c) Porque libertou a burguesia das proibições eclesiásticas das práticas comerciais e bancárias.



6. (UFRJ 2001) Nos últimos dias, recebemos duas notícias extraídas de uma só raiz venenosa, a intolerância. A primeira assustou pela violência [...] das bombas enviadas contra a Anistia Internacional e outros defensores dos direitos civis. A segunda estarreceu os cristãos, com o anúncio do texto "Dominus Iesus" decretando o fim das árduas tentativas ecumênicas do Concílio Vaticano 2°. Não sei qual desses eventos ocasiona maior dor nas almas. As bombas crescem no solo fértil dos anátemas (maldições) religiosos, esse é o testemunho da história. Lendo os escritos emanados da Cúria Romana nesses últimos tempos, vemos um retorno ao séculos 16 e 17, época em que as fogueiras arderam em nome do amor. [...] creio ser o novíssimo documento do Vaticano uma reiterada abertura à imposição de crenças, em desafio ao ensino de Paulo: 'O temor da punição torna-se a nova regra, em prejuízo do dever da consciência' (Romanos 13 5).

Roberto Romano: "Os mestres da verdade.." in "Folha de São Paulo",Tendências/ Debates. 11 de setembro de 2000

Em 1545, diante da necessidade de fazer frente à expansão do protestantismo e de repensar as doutrinas e práticas da Igreja Católica, o Papa Paulo III convocou o Concílio de Trento, que organizou a chamada Contra-Reforma e cujas orientações guiaram os católicos durante séculos.

a) Explique uma medida adotada pela Igreja Católica a partir do Concílio de Trento que teve por objetivo a conter a expansão do protestantismo.


Resposta:

O Concílio de Trento teve por objetivo a conter a expansão do protestantismo, considerando:

- A utilização de ordens religiosas como agentes da "reconquista", notadamente dos jesuítas e capuchinhos, na Europa e com a fundação de missões na América e na Ásia;

- A reorganização do Tribunal do Santo Ofício, encarregado de combater as heresias, o protestantismo e o judaísmo; a criação da Congregação do Índex, organização eclesiástica encarregada de publicar a relação dos livros contrários à doutrina e, portanto, de leitura proibida aos católicos.





7. Como resposta ao movimento protestante, e também em atendimento à necessidade de adaptação aos novos tempos e de correção de algumas condutas, a Reforma Católica (Contra-Reforma) constituiu um movimento de reformulação doutrinal e administrativa no interior da Igreja. Essa nova orientação foi estabelecida pelo Concílio de Trento, assembléia de religiosos que se reuniu de 1545 a 1563. Instrumentos eficazes da Contra-Reforma foram o Tribunal do Santo Ofício (a Inquisição) e a Companhia de Jesus.

(CAMPOS, F.; MIRANDA, R. A escrita da História. São Paulo: Escala Educacional, 2005, p. 168. Texto Adaptado.)

Em face dos novos rumos fixados pelo Concílio de Trento para a Igreja, elabore um pequeno texto, explicando os objetivos

A) do Tribunal do Santo Ofício;

B) da Companhia de Jesus.


Respostas:

A) O Concílio de Trento, na sua cruzada contra a expansão do protestantismo e das heresias, restabeleceu o Tribunal do Santo Ofício ou Inquisição, órgão responsável identificar e julgar atos contrários à fé católica. O Tribunal elaborou o Index Librorum Proibitorum, conhecido apenas como Index, uma lista de livros considerados perigosos pela Igreja e que por isso foram retirados de circulação e queimados, sendo muitas vezes os autores encaminhados para julgamento. Agindo em conjunto com a Inquisição, os Estados monárquicos europeus promoviam a punição dos condenados, aplicando-se prisões, degredos e execuções. O Tribunal representou um braço importante da Igreja no sentido de detectar os possíveis focos de heresia e de judaização, reprimindo-os com rigor.

B) A Companhia de Jesus, por sua vez, foi fundada em 1534 pelo espanhol Inácio de Loyola. Os membros da ordem, conhecidos com jesuítas, seguiam uma rígida disciplina que lembrava a das corporações militares, razão pela qual foram conhecidos como “soldados de Cristo”. A atuação da ordem se deu basicamente na América, África e Ásia e envolveu um intenso trabalho missionário por intermédio da fundação de colégios. O objetivo primordial da Companhia era promover a expansão da fé católica mediante a intervenção no sistema pedagógico das regiões em que atuavam, desempenhando um importante papel na catequese dos índios brasileiros e na formação educacional dos colonos leigos.




8. (UERJ 2015)



Nos séculos XVI e XVII, o surgimento e a expansão de diversas religiões cristãs, genericamente chamadas de protestantes, alteraram as condições políticas e sociais do Ocidente europeu.

Identifique dois efeitos políticos da expansão das Igrejas protestantes para as sociedades europeias. Apresente, ainda, uma das reações da Igreja Católica a essa expansão.

Respostas:

Dois dos efeitos políticos:

• divisão da cristandade ocidental

• forte apoio de grupos burgueses ao calvinismo

• rompimento entre dinastias reinantes e o papado

• ocorrência de guerras de religião em diversas regiões europeias

• apoio de setores da nobreza a religiões protestantes, principalmente ao luteranismo

• fortalecimento político de monarcas e nobres beneficiados pelo confisco de terras da Igreja Católica


Uma das reações:

• instituição do Índex

• reafirmação do poder do Papa

• convocação do Concílio de Trento

• condenação da venda de indulgências

• reformulação do Tribunal da Santa Inquisição

• criação de seminários para a formação do clero secular

• estímulo à ação de ordens religiosas missionárias, como a Companhia de Jesus




Nenhum comentário:

Postar um comentário