domingo, 11 de outubro de 2015

Feudalismo - Questões dissertativas

1. (Fuvest-SP) A estrutura básica da sociedade feudal exprimia uma distribuição de privilégios e obrigações. Caracterize as três "ordens", isto é, camadas sociais que compunham essa sociedade.


Resposta:

Camada sociais da sociedade feudal: clero: o maior proprietário de terras e controlador da ideologia medieval; nobreza: os senhores proprietários que, junto com o clero, controlavam todo o poder feudal; servos: os trabalhadores dominados, submetidos a uma pesada tributação.



2. (Fuvest-SP) Qual a diferença entre as obrigações de um vassalo e as de um servo na sociedade feudal?

Resposta:

As obrigações de um vassalo compunham-se de compromissos de reciprocidade estabelecidos nas relações horizontais, ou seja, entre senhores. As obrigações servis, entretanto, definiam a condição de submissão dos camponeses (servos) e a sua exploração pelos membros da nobreza e do clero.




3. (UNICAMP 2010) Até o século XII, a mulher era desprezada por ser considerada incapaz para manejo de armas; vivendo num ambiente guerreiro, não se lhe atribuía outra função além de procriar. A sua situação não era mais favorável do ponto de vista espiritual; a igreja não perdoava Eva por ter levado a humanidade à perdição e continuava a ver em suas descendentes os acólicos do demônio.

(Adaptado de Pierre Bonassie, Amor cortês, em Dicionário de História Medieval Lisboa: Publicações D.Quixote, 1985, p.29-30)


a) Identifique no texto as razões para a mulher se considerada inferior na sociedade medieval.

b) Quais características da sociedade medieval configuram um “ambiente guerreiro” até o século XII?



Resposta:

a) De acordo com o texto, a mulher era considerada incapaz para manuseio de armas e inferior na sociedade medieval e porque, no âmbito religioso, a igreja associava toda mulher com a Eva que levou a humanidade à perdição.

b) O ambiente da sociedade medieval era guerreiro devido à fragmentação política no continente europeu. Com o fim do Império Romano, os reis perderam seu poder político, resultando em fragmentação territorial em feudos. Os nobres donos de pedaços de terra (senhores feudais) foram obrigados a garantir segurança contra invasões de bárbaros e muçulmanos formando seu próprio exército; fica assim configurado um “ambiente guerreiro”.





4. (Unicamp 2006) No contexto das invasões bárbaras do século X, os bispos da província de Reims registraram: "Só há cidades despovoadas, mosteiros em ruínas ou incendiados, campos reduzidos ao abandono. Por toda parte, os homens são semelhantes aos peixes do mar que se devoram uns aos outros." Naquele tempo, as pessoas tinham a sensação de viver numa odiosa atmosfera de desordens e de violência. O feudalismo medieval nasceu no seio de uma época conturbada. Em certa medida, nasceu dessas mesmas perturbações. (Adaptado de Marc Bloch, "A sociedade feudal". Lisboa: Edições 70, 1982, p. 19.)

a) Estabeleça as relações entre as invasões bárbaras e o surgimento do feudalismo.

b) Identifique duas instituições romanas que contribuíram para a formação do feudalismo na Europa medieval. Explique o significado de uma delas.


Respostas:

a) As "invasões bárbaras" no séculos IX e X, notadamente as invasões normandas (vikings), associadas às invasões sarracenas e magiares, contribuíram para acentuar o processo de ruralização das populações da Europa Ocidental, decorrendo daí, a consolidação das relações feudais de produção que já vinham se configurando desde as invasões germânicas no século V.

b) As vilas (Villae) propriedades rurais voltadas para a auto-suficiência e colonato, modalidade de meação que possibilitava a fixação do camponês à terra, através da hereditariedade.





5. (Unicamp 95) O feudo era a principal unidade de produção da Idade Média.

a) Como se dividia o feudo?

b) Explique a função de cada uma das partes do feudo.


Respostas:

a) Manso servil, senhorial, terras em descanso, bosques, vilas e o castelo, etc.

b) Terras do senhor, terras coletivas, habitantes prestadores de serviços, habitação do senhor, etc.






6. As invasões bárbaras ao Império Romano, nos séculos IV e V, propiciaram novas relações entre a cultura dos romanos e a dos povos bárbaros e provocaram profundas transformações na Europa Ocidental. Muitos historiadores tomam esses acontecimentos para demarcar o fim da Antigüidade e o início da Idade Média. Considerando os acontecimentos mencionados, atenda às solicitações abaixo.

A) Esclareça quem eram os bárbaros.

B) Comente duas mudanças que ocorreram na sociedade da Europa Ocidental a partir do contato com os bárbaros.
Respostas:

A) Os bárbaros (sob o ponto de vista dos romanos) eram povos estrangeiros sem conhecimento do latim, analfabetos e ignorantes, com costumes diversos à cultura romana e que viviam fora das fronteiras do Império Romano.

B) As transformações ocorridas na Europa Ocidental, a partir do contato com os bárbaros: a ruralização da sociedade; a fragmentação do Império Romano; a formação de diversos reinos germânicos; a descentralização do poder; as relações de suserania e vassalagem e as relações servis; a conversão dos povos bárbaros ao cristianismo e o conseqüente fortalecimento da Igreja Católica, entre outras.

6 comentários:

  1. otimos exercicios de grande esclarecimento

    ResponderExcluir
  2. Qual era logica de organização da sociedade medieval

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a
      sociedade foi "montada" pela igreja, deixando ela no topo, com os privilégios, os guerreiros em segundo para protege-la, e os servos em ultimo para sustentar esses dois primeiros. bem resumidão

      Excluir
  3. a sociedade foi "montada" pela igreja, deixando ela no topo, com os privilégios, os guerreiros em segundo para protege-la, e os servos em ultimo para sustentar esses dois primeiros. bem resumidão

    ResponderExcluir