1. (FUVEST) Os movimentos fundamentalistas, que tudo querem subordinar à lei islâmica (Sharia), são hoje muito ativos em vários países da África, do Oriente Médio e da Ásia. Eles tiveram a sua origem histórica:
- a) No desenvolvimento do Islamismo, durante a Antiguidade, na Península Arábica;
- b) Na expansão da civilização árabe, durante a Idade Média, tanto a Ocidente quanto a Oriente;
- c) Na derrocada do Socialismo, depois do fim da União Soviética, no início dos anos noventa;
- d) No estabelecimento do Império Turco-Otomano, com base em Istambul, durante a Idade Moderna;
- e) Na ocupação do mundo árabe pelos europeus, entre a segunda metade do século XIX e a primeira do século XX.
Letra B (comentário).
O ideal de expansão do povo árabe esteve relacionado ao desenvolvimento da chamada “guerra santa” contra os infiéis. No caso dos fundamentalistas, o ideal da “guerra santa” foi reinterpretado e adequado para a organização de ações terroristas que iam contra as nações ocidentais, principalmente, os Estados Unidos; visto com responsável pela degradação de seus costumes e o aviltamento de sua autonomia política e religiosa.
2. (FUVEST) Embora sendo uma língua de origem latina, o português possui inúmeras palavras que provem do árabe. Isto é facilmente explicável porque:
- a) Elementos da língua árabe integraram-se na língua dos povos ibéricos durante o domínio islâmico;
- b) O latim possuía elementos das línguas de nuitos dos povos que estiveram sob o domínio romano;
- c) A imigração dos sírios e libaneses foi intensa no Brasil e culturalmente muito influentes;
- d) A literatura em língua árabe teve grande penetração em toda Europa desde o século V A.D.;
- e) Tanto a língua portuguesa como a língua árabe tem sua origem do sânscrito.
Letra A (comentário).
Mesmo após a expulsão dos árabes da Península Ibérica a influência da cultura islâmica permaneceu.
(exemplos de palavras: açúcar, álcool, algarismo, álgebra, algodão)
3. (FGV-SP) A hégira, um dos eventos mais importantes do islamismo e que marca o início do calendário islâmico, corresponde:
- a) À entrada triunfal de Maomé em Meca em 630.
- b) À fuga de Maomé e seus seguidores de Meca para Medina.
- c) À revelação de Maomé que leh foi transmitida pelo arcanjo Gabriel.
- d) Ao casamento de Maomé com uma rica viúva, dona de camelos.
- e) Ao grande incêndio da Caaba em Meca em 615.
Letra B (comentário).
A hégira foi um dos mais importantes elementos da crença muçulmana, na medida em que tal fuga foi essencial para que Maomé organizasse as forças e os seguidores que lhe garantiriam o controle religioso da cidade de Meca. Mediante esse triunfo, Maomé conseguiu disseminar o islamismo por toda a Península Arábica.
- a) Xiismo;
- b) Sunismo;
- c) Islamismo;
- d) Hégira;
- e) Copta.
Letra D (comentário).
Idem: questão anterior
- a) Acordos comerciais entre cristãos e mouros, a fim de favorecer a utilização das rotas de navegação marítima em torno dos continentes africano e asiático, para obter produtos e especiarias.
- b) Conflitos entre cristãos e muçulmanos, que facilitaram a centralização da monarquia da Espanha e Portugal, sem necessitar do apoio da burguesia para efetivar as grandes navegações oceânicas.
- c) Difusão das ideias que ocasionaram a criação da Companhia de Jesus, responsável pela catequese nas terras americanas e africanas conquistadas através das grandes navegações.
- d) Acordos entre cristãos e muçulmanos, para facilitar a disseminação das ideias e ciências romanas, fundamentais, para o crescimento comercial e das artes náuticas.
- e) Contribuições para a cultura científica, possibilitando ampliação de conhecimentos, principalmente na matemática e astronomia, que permitiram criações de técnicas marítimas para o desenvolvimento das navegações oceânicas.
Letra E (comentário).
De fato, a cultura árabe foi responsável direta pela construção de um importante legado científico que beneficiou o pioneirismo ibérico na expansão marítimo-comercial.
6. (UFJF-MG) O islamismo, religião fundada por Maomé e de grande importância na unidade árabe, tem como fundamento:
- a) O monoteísmo, influência do cristianismo e do judaísmo, observado por Maomé entre povos que seguiam essas religiões.
- b) O culto dos santos e profetas através de imagens e ídolos.
- c) O politeísmo, isto é, a crença em muitos deuses, dos quais o principal é Alá.
- d) O princípio da aceitação dos desígnios de Alá em vida e a negação de uma vida pós-morte.
- e) A concepção do islamismo vinculado exclusivamente aos árabes, não podendo ser professado pelos povos inferiores.
Letra A (comentário).
Observando a biografia de Maomé, podemos ver que suas peregrinações junto às caravanas permitiram que ele tomasse conhecimento sobre os valores religiosos cristãos e judeus. Sob esse aspecto, vemos que a ação centralizadora imposta pela adoção do monoteísmo revela a influência que essas outras religiões tiveram no estabelecimento do islamismo.
7. (PUC-Camp) Para compreender a unificação religiosa e política da Arábia por Maomé, é necessário conhecer:
- a) A atuação das seitas religiosas sunita e xiita, que contribuíram para a consolidação do Estado teocrático islâmico.
- b) Os princípios legitimistas obedecidos pela tribo coraixita, da qual fazia parte.
- c) Os fundamentos do sincretismo religioso que marcou a doutrina islâmica.
- d) As particularidades da vida dos árabes nos séculos anteriores ao surgimento do islamismo.
- e) A atuação da dinastia dos Omíadas que, se misturando com os habitantes da região do Maghreb, converteram-se à religião muçulmana e passaram a ser chamados de mouros.
8. (FAAP) O Império Islâmico, que dominou grande parte do mundo medieval, chegou a alcançar um notável desenvolvimento científico. Para que isso acontecesse, muito contribuíram os conhecimentos que sobreviveram de uma civilização anterior. Que civilização foi essa?
- a) Germânica
- b) Babilônica
- c) Grega
- d) Romana
- e) Egípcia
9. (FAAP) A pregação de Maomé fez-se inicialmente em Meca, e atemorizou os coraixitas, guardiões da Caaba e beneficiados com o comércio caravaneiro. A principal preocupação de Maomé foi:
- a) Destruir o predomínio comercial em Meca, em benefício da cidade de Medina, que o adotou.
- b) Promover uma aliança entre as cidades árabes para combater os beduínos, que vivam na pilhagem e impediam o desenvolvimento comercial.
- c) Estabelecer uma doutrina sincrética, que pudesse ser assimilada tanto pelos beduínos do deserto, como por cristãos e principalmente judeus
- d) Desenvolver uma doutrina que promovesse a unificação religiosa, favorecendo a unidade política, necessária para superação das grandes dificuldades dos árabes.
- e) Criar condições para o expansionismo árabe que possibilitasse o enriquecimento dos povos beduínos, marginalizados no deserto.
- a) econômica e política
- b) política e religiosa
- c) econômica e religiosa
- d) religiosa e cultural
- e) econômica e cultural
11. (UPIS) Em 711, os muçulmanos atravessaram o Estreito de Gibraltar e conquistaram quase toda a Península Ibérica. Depois transpuseram os Pireneus e entraram na Gália, mas foram derrotados em 732 por Carlos Martel na famosa Batalha de:
- a) Aljubarrota
- b) Poitiers
- c) Waterloo
- d) Alcáder-Quebir
- e) Granada
12. (Vunesp) O islamismo, ideologia difundida a partir da Alta Idade Média, em que o poder político confunde-se com o poder religioso, era dotado de certa heterogeneidade, o que pode ser constatado na existência de seitas rivais como:
- a) politeístas e monoteístas
- b) sunitas e xiitas
- c) cristãos e muezins
- d) sunitas e cristãos
- e) xiitas e politeístas
Xiitas e sunitas formam as mais importantes dissidências do mundo islâmico. Os xiitas são muçulmanos que realizam uma interpretação literal do Alcorão e não aceitam qualquer outra literatura na regulação de seu credo. Por outro lado, os sunitas admitem a Suna, livro que conta a biografia de Maomé, como um texto auxiliar na interpretação dos ensinamentos do Alcorão. Além disso, os xiitas acreditam que o poder político deveria ser controlado pelos descendentes diretos de Maomé, enquanto os sunitas acreditam que a escolha dos lideres políticos deve ser feita livremente.
13. (UNESP 93) Os árabes, entre os Séculos VII e XI, ampliaram suas conquistas e forjaram importante civilização. Sob a ação catalisadora do Islã, foi mantida a unidade política, enquanto que o comércio destacou-se como elo do relacionamento tolerante com muitos povos. Além disso, argumenta-se que os valores culturais da Antigüidade Clássica chegaram ao conhecimento do Mundo Moderno Ocidental porque os árabes:
- a) Traduziram e difundiram entre os europeus importantes obras sobre o saber grego.
- b) Propagaram a obra ‘Mil e uma Noites’, mostrando que ela se baseia em lendas chinesas.
- c) Introduziram na Europa novas técnicas de cultivo e a habilidade na representação de figuras humanas.
- d) Profetizavam o destino do homem através das estrelas.
- e) Desenvolveram uma ciência não submetida aos ensinamentos religiosos.
14. (UPE) Sobre a cultura islâmica, análise atentamente as afirmativas abaixo:
- I) A cultura islâmica afirmou-se pela sua religiosidade e pela falta de descoberta em outras áreas da produção cultural.
- II) A intenção da cultura islâmica com a ocidental trouxe contribuições importantes e renovadoras.
- III) As conquistas territoriais dos árabes atingiram territórios do continente europeu.
- IV) As divisões internas do islamismo causaram disputas políticas que ainda permanecem na sociedade contemporânea.
- V) Não há semelhanças entre o islamismo e o cristianismo.
Após análise, conclui-se que:
- a) Todas as afirmativas acima estão corretas;
- b) Apenas as afirmativas I e V estão incorretas;
- c) Apenas as afirmativas III, IV e V estão corretas;
- d) Apenas a alternativa V está incorreta;
- e) Apenas a afirmativa II está incorreta.
15. (UFPE) O islamismo, uma religião tão comentada no século XXI, foi fundada por Maomé (570-632). De caráter monoteísta, esta religião, também conhecida por muçulmana ou maometana, foi a base do Estado Muçulmano de caráter teocrático criado por Maomé, que passou inicialmente a dominar a península Arábica. Em face desse enunciado, analise as afirmações seguintes:
- I. A expansão muçulmana, principalmente após a morte de Maomé, fez com que esse Estado dominasse vastos territórios, desde o norte da África, noroeste da China e quase toda a Península Ibérica.
- II. O livro sagrado do islamismo é o Alcorão, que teria sido resultado das revelações do Deus Alá ao Profeta Maomé. Além de ditar a conduta religiosa, este livro contém recomendações de como manter a ordem social e os interesses dos grandes comerciantes.
- III. A força do Alcorão, para alguns, deve-se à obediência a alguns princípios, tais como: fazer cinco orações diárias; crer em Alá, deus único, e em Maomé, seu profeta; ir em peregrinação a Meca, pelo menos uma vez na vida; ser generoso com os pobres e dar esmolas.
- IV. Maomé, ao pregar o monoteísmo, foi de encontro à religião politeísta que dominava entre os árabes. Entretanto, conseguiu organizar um exército de seguidores e, através dele, proibir o politeísmo e assim unir as diversas tribos árabes em torno da religião.
- V. A decadência do Império Islâmico é atribuída às disputas internas, que provocaram o desmembramento do Império. No entanto, deve-se também levar em consideração a reação dos diversos povos submetidos à dominação árabe.
- a) Todas as afirmativas acima estão corretas;
- b) Apenas as afirmativas I e V estão incorretas;
- c) Apenas as afirmativas III, IV e V estão corretas;
- d) Apenas a alternativa V está incorreta; Apenas a afirmativa II está incorreta.
- e) Apenas a afirmativa II está incorreta.
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